... MAS NENHUMA COMO A MINHA: A CANTINA DA MÓNICA!
Março 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
17
18
20
22
23
24
25
27
28
29
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
Posts mais comentados
30
Mar
12

O que fazer com o que sobra das refeições: arroz branco

 

Muitas vezes temos sobras de alguma refeição e não sabemos o que fazer. Atenção, sobras é o que fica na panela, na travessa, no tabuleiro de ir ao forno e não o que fica nos pratos, isso são restos.

Por exemplo, sobrou arroz branco do jantar e no dia a seguir aqueces no microondas e comes com algo fresco? Nah! Dá-lhe vida e frescura outra vez!

1º passo: refogar uma chalota, com um fiozinho de azeite. Juntar tomate "verdadeiro" pelado e picado finamente. Deixar reduzir durante uns minutos.

2º passo: lavar espargos, tirar o extremo duro e cortar do tamanho pretendido. Ralar uma ou duas cenouras.

3º passo: adicionar os espargos e a cenoura ao refogado e saltear, juntando sal e pimenta moída na hora. Quando os espargos tiverem al dente e o tomate bem reduzido, refrescar com vinho branco. É uma explosão de cheiro e frescura sem igual.

4º passo: em lume brando, ir juntando e salteando o arroz. Por fim juntar coentros picados, bem do alto para criar um efeito visual mais tosco e caseiro.

 

Demasidos legumes cortados que não cabem na panela? Possíveis soluções:

1 - Salgadinhos de legumes :Trituram-se e embrulham-se em massa quebrada - cortada aos quadrados, pincelada com ovo. Vão ao forno por +- 12 a 15min;

2 - Quiche: Cortar tudo em cubos, misturar ovos batidos com sal e pimenta moída na hora. Ir acrescentando leite - atenção à quantidade para não ficar "aguadilha". Colocar a massa quebrada numa tarteirar. Verter a mistura e levar ao forno por cerca de 40min;

3 - Cogumelos recheados: Triturar os legumes e temperar a gosto. Lavar bem o cogumelo sem retirar a pele. (tb se pode triturar o pau do cogumelo). Saltear uns minutos a mistura numa frigideira com um fio de azeite. Aromatizar com uma erva fresca a gosto (eu uso tomilho ou coentros) Rechear os cogumelos.  Ralar queijo e regar com um fio de azeite. Levar ao forno por cerca de 20 min.

Em tempos de crise, onde não temos dinheiro para o poupar, ao menos não desperdiçamos comida!

 

Esta foto foi de redon de uma festarola na Amareleja. Tínhamos arroz branco, peito de frango crú, queijo ralado e algumas fatias de presunto e coentros. Este foi o resultado final, frango com arroz de cenoura e fajitas de presunto:

 

publicado por Mónica Rodrigues às 22:41
Votos
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Contacto
monica.rosalina@sapo.pt
últ. comentários
Parabéns monica, fiquei com água na boca!!!
Muito bem marinada esta ideia. Venham daí receitas...
Tinha de ser Pocoyo!... Até me admira não seres o ...
Ieeeiiii :) Sempre podes dizer, enquanto minha cob...
Obrigada prima! Se experimentares alguma, diz :)Be...
humm, prima Mal posso esperar por ver essas receit...
Mãos a obra, venham dai essas deliciosas receitas;...
Eh pá, onde é que estão as receitas??? Vinha à pro...
blogs SAPO