... MAS NENHUMA COMO A MINHA: A CANTINA DA MÓNICA!
Março 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
17
18
20
22
23
24
25
27
28
29
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
Posts mais comentados
21
Mar
12

A expressão "os olhos também comem", não caiu do céu. Tem um fundamento bem profundo e é uma verdade incontornável. Cozinhar é muito mais para além de  confeccionar os demais alimentos. É levar quem come a observar o ambiente, a mesa e, ao provar a comida, saber exactamente a que se refere Anthony Bourdain quando fala em food porn.

 

Decorar uma mesa não precisa necessariamente de ser uma tarefa custosa, quer em tempo quer em dinheiro. Toda a gente tem tacinhas, jarras, velas, frutas, ervas aromáticas e especiarias em casa. É simples, basta pensar que tipo de tema ou de jantar queremos dar e usar a prata da casa.

 

Tacinhas com especiarias caem sempre bem. Além de visualmente chamarem a atenção, o cheirinho é sempre agradável e abre o apetite. Mas há que ter cuidado na escolha das especiarias, para não confundir o nariz e levá-lo a rejeitar essas misturas de cheiros. Jarras com limões, limas, laranjas, maçãs ou outra fruta também é óptimo para substituir as tão clichés jarras com flores, além de que estas estão bastante caras. Tacinhas com ervas aromáticas finamente picadas, também dão um aroma especial e um toque na mesa, além de que até podem servir para adicionar ao prato.

 

Velas em pratinhos ou tachinhas com água, se forem das flutuantes, também é uma excelente ideia. Quem tiver fitinhas ou lacinhos, também pode ser um brilharete, desde que bem aplicadas. Há que ter em conta que, no caso das jarras, não se devem colocar muito no centro da mesa, para não tirar a visibilidade e dificultar a comunicação entre os convidados.

 

Por exemplo, imaginemos um jantar de amigos e que vai ser comida italiana. Numa da pontas da mesa, colocar 3 jarras, uma com limas, outra com botões de rosas brancas e outra com maçãs vermelhas. Todas pela mesma altura, apelando á bandeira de Itália. Espalhadas pela mesa tacinhas com parmesão ralado na hora, coentros picados, manjericão picado, canela em pó e grãos de pimenta rosa, por exemplo. É uma explosão de cor, cheiro e podem servir para condimentar os pratos, ao gosto de cada pessoa. Et voilá, temos uma mesa bem diferente, cheirosa e apetitosa!

 

É fácil, não requer custos desnecessários e no final de contas, apetece comer também a mesa. Aberta sempre a sugestões, por isso quem quiser partilhar ideias, pode fazê-lo por aqui.

 

Felizes ideias para quem ler isto :)

 

 

sinto-me:
publicado por Mónica Rodrigues às 19:32
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Contacto
monica.rosalina@sapo.pt
últ. comentários
Parabéns monica, fiquei com água na boca!!!
Muito bem marinada esta ideia. Venham daí receitas...
Tinha de ser Pocoyo!... Até me admira não seres o ...
Ieeeiiii :) Sempre podes dizer, enquanto minha cob...
Obrigada prima! Se experimentares alguma, diz :)Be...
humm, prima Mal posso esperar por ver essas receit...
Mãos a obra, venham dai essas deliciosas receitas;...
Eh pá, onde é que estão as receitas??? Vinha à pro...
blogs SAPO