... MAS NENHUMA COMO A MINHA: A CANTINA DA MÓNICA!
Março 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
17
18
20
22
23
24
25
27
28
29
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
Posts mais comentados
19
Mar
12

Quem me conhece, quero dizer, quem me conhece mesmo, sabe que a minha comida preferida é indubitavelmente, uma alheirinha na brasa com chícharros (leia-se tchitcharros). Para quem não sabe, é feijão frade com couve cortada como se fosse para caldo verde. Nham nham. Adoro comer isto em Vale de Salgueiro, onde há alheiras das verdadeiras. Então se forem as da minha rica tia Maria, Jasus, que delícia! :)

 

Devido ao aparelho, não me é possível comer isto exactamente como gosto. No entanto, faço uma receita alternativa, que me permite comer sem problemas. Não é a mesma coisa, mas quem não tem cão, caça com gato! Vamos a ela:

 

Ingredientes

2 alheiras

batatas para puré (normalmente cozo 6 grandes)

grelos (podem ser substituídos por espinafres, ou outro a gosto)

Leite q.b

Manteiga de soja (1 noz)

Sal a gosto

1 fio de azeite

Pão ralado ou 1 ovo

 

Descascar as batatas, lavá-las bem (atenção aos químicos, hoje em dia, mesmo sem casca há que lavar bem os alimentos) e cozê-las. Ao mesmo tempo, noutro tacho, cozer os grelos, deixando-os levantar fervura durante 8 a 10 min, para ficarem verdinhos a fugir para a horta (costumo escaldá-los antes, isto é, ao lavar coloco na cafeteira eléctrica água a ferver e escaldo-os antes de colocar na panela. É a minha amukina). Escorrer e reservar. Ligar o forno a 180º.  

 

Quando as batatas estiverem quase a desfazer, coar e passar finamente a puré. Este passo tem de ser feito no imediato, porque senão ficam com grumos e lá se vai o puré aveludado. Adicionar cerca de 500ml de leite e levar ao lume mexendo sempre. Aqui a quantidade de leite depende se queremos mais ou menos grosso. Juntar a manteiga, o sal e a noz moscada, não em demasia, mas de maneira a que se sinta um travinho a "qualquer coisa". Reservar o puré.

 

Retirar a pele às alheiras, desfazendo-as e levar a alourar numa frigideira anti-aderente com um fio de azeite.De seguida, picar muito bem picados os  grelos e juntar ao preparado da alheira, misturando bem, equilibrando as quantidades. Reservar.

 

Num pirex de ir ao forno, colocar uma primeira camada de puré de batata e, depois, o preparado de alheira com grelos, seguidamente do restante puré. Para gratinar, colocar por cima pão ralado ou um ovo bem batido. Levar ao forno cerca de 10min. Servir de imediato.

 

O meu estômago não tem olhos, mas cada vez que faço isto, ele diz-me "não sei o que é, mas continua a mandar cá para dentro"...

 

Notas:

Hoje o blog cheira a paus de canela e estrelas de anis.

sinto-me: Pronta a comer :D
música: "Paradise", Coldplay
publicado por Mónica Rodrigues às 20:50
De maria gantes a 20 de Março de 2012 às 00:32
Parabéns monica, fiquei com água na boca!!!

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Contacto
monica.rosalina@sapo.pt
últ. comentários
Parabéns monica, fiquei com água na boca!!!
Muito bem marinada esta ideia. Venham daí receitas...
Tinha de ser Pocoyo!... Até me admira não seres o ...
Ieeeiiii :) Sempre podes dizer, enquanto minha cob...
Obrigada prima! Se experimentares alguma, diz :)Be...
humm, prima Mal posso esperar por ver essas receit...
Mãos a obra, venham dai essas deliciosas receitas;...
Eh pá, onde é que estão as receitas??? Vinha à pro...
blogs SAPO